terça-feira, 26 de julho de 2011

Bolo de pêssego!

Doce de chuvisco!

       Eu descobri esse doce por acaso, eu adoro doces de compotas, e fazendo um passeio entrei numa dessas lojas de doces, mineiros, e vi esse doce no vidro, perguntei o que era e resolvi experimentar.
      É um doce feito a base de ovos, eu adorei, para os amantes do ovo, é um prato e tanto.
      Lembra um quindim, prometo a todos que vou testar essa receita e assim que fizer, divido com todos.
      É de origem portuguesa.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

domingo, 17 de julho de 2011

HISTÓRIA DA CULINÁRIA MINEIRA

  
 A história da culinária começa nas explorações de ouro em nossa região nos idos de 1690. As culturas aqui existentes era a dos índios que  já habitavam nossas terras. Chegaram então os escravos, portugueses, e juntamente com colonos e índios deram início a nossa culinária. Apesar da resistência dos índios acabaram contribuindo com suas sementes  para a culinária se juntar com os recém chegados e transformarem nossa história.
   Com a identificação entre índios e escravos, surgiram nossos alimentos tão ricos que em nossos solos férteis de tudo se dá. Os escravos trouxeram seu condimentos e os indios já plantavam: mandioca, inhame, que eram preparados em panelas de barros, em balaios entre outros utensílios típicos.
   Como a dificuldade de se trazer alimentos de outras áreas povoadas no Brasil, país continental,  a comida do índio se tornou fundamental na alimenta;ão de todos todos, desde os escravos até os mais poderosos como os portugueses. O milho estava presente no café da manhã nas deliciosas "quitandas",  até o jantar como acompanhamento do frango ao molho pardo (que precisa ser feito com sangue fresco) qual seja, o nosso querido angu.
    A falta de espaços nas vilas encostadas na montanhas obrigou o surgimento de hortas e pomares, onde se planta couve, taioba, feijão, milho, ínhame, banana, laranja...
  Criava-se animais como galinha e porcos, onde podia ser aproveitados de diversas formas já que os portuguesas não permitiam os desperdícios.
    Comidas e doces como leitão a pururuca, lingüiça com mandioca,carne de sol com mandioca, costelinha de porco, couve, frango caipira com angu, tutu de feijão, frango com quiabo, vaca atolada, doce de abóbora, arroz doce, doce de leite, queijo, doces cristalizados fazem da culinária mineira uma das mais fáceis de serem reconhecidas através do seu sabor tão típico.
    Quando surgiram os tropeiros em 1822, começava-se assim o comércio, traziam a águardente tão famosa em nosso Estado, sementes e o sal que era algo raro e caro. Águardente de cana trazida para Minas pelas mãos dos bandeirantes e dos garimpeiros como forma de aquecê-los no frio das alterosas mineiras.
    Houve época em que servia como moeda de troca na compra de escravos africanos. Atualmente a cachaça é fabricada em fazendas de praticamente todo estado, servida como aperitivo ou nas rodas dos bares.
     No final do século XIX a expansão das fazendas leiteiras de Minas inclui de maneira definitiva o leite e seus derivados no cardápio do mineiro. O queijo-de-minas passa a ser o símbolo máximo da mineiridade sendo quase inconcebível imaginar um mineiro que não goste de queijo e das iguarias fabricadas com ele, como o famoso pão-de-queijo, o queijo de minas. O que era inicialmente apenas um biscoito de polvilho apreciado pelos senhores das fazendas tornou-se um produto nacionalmente conhecido. Atualmente o pão de queijo já é apreciado até em outras línguas.
     No Norte de Minas, onde a pecuária é a principal atividade econômica, há o predomínio do consumo das carnes de boi com destaque para a carne de sol. A faixa de vegetação típica do cerrado que corta a região faz do arroz-com-pequi o seu prato mais típico. Nas margens do Rio São Francisco - o Velho Chico, o peixe é o principal sustento dos pescadores e faz a fama das cidades ribeirinhas.  O sul, além de toda a sua riqueza agrícola produz laticínios e doces finos, também produzidos de maneira tradicional pelas doceiras de Araxá, a produção de pokan e café em Campanha. O Nordeste de minas parece guardar aquele gosto português pelos temperos, pois na região são usados temperos naturais como o urucum e o açafrão que dão um colorido especial à comida.

     Por isso que sempre recebemos nossas visitas na cozinha, sempre oferecendo um bom cafézinho, afinal é um lugar abençoado. Repare, o mineiro pode até te receber na sala, mais sempre termina na cozinha.
Beijos a todos.

To Loco No Samba 1977 e muitos outros.

Grandes Carnavais. Se alguém se identificar ou conhecer que estiver nas fotos podem ir colocando os nomes, que eu vou postando aqui.

1975 - To loco no Samba- Bahia dos meus sonhos

Responsabilidade Social da Empresa. PRODUCÃO DE SABÃO.

          Nossa empresa se preocupa muito para onde vai todos os detritos dos produtos que são descartados ou eliminados. Por isso mesmo uma de nossas preocupa;ões é com o óleo que é utilizado em grande escala, tomamos então a iniciativa de produzir o sabor ecológicamente correto, que além de ajudar a natureza não depositando nela tão grande quantidade de óleo, também nos trás uma vida mais saudável .É um sabão excelente, muito superior que todos os outros tipos existentes e não deixa nada à desejar, indicamos que experimentem para verificar sua eficácia.
        Se alguem tiver o interesse de estar consumindo esse sabão pode estar entrando em Contato conosco, que estaremos fornecendo, apenas com preco simbólico para sua producão.
        Gostaria também de pedir a todos, que colobore conosco, trazendo para nós o óleo de suas residências, que iremos receber com muita alegria, com isso você irá  contribuir com a natureza  e todos nós que fazemos parte dela.
        Todas as pessoas que fizerem a doacão de óleo irá receber o sabão de forma gratuita por sua ajuda.
        Contato: taianacosta2010@hotmail.com
                     tel:(35)9169-1588.
        

Receita de MARSHMALLOW

Pessoal, essa receita é ótima e ultilizo demais ela em minhas tortas. E com um detalhe rende muito viu, não pensem que é pouco porque da trabalhar bastante.

Receitas
2 claras
1 xícara de chá de acúcar
1/2 xícara de chá de água

Bata as claras em neve.Reserve. Em uma panela, ponha o acúcar e a água. Leve ao fogo brando e deixe ferver até o ponto de calda fina. Aos poucos despeje a calda ainda quente nas claras em neve e continue batendo na velocidade máxima até dar ponto de marshmallow. Conserve na geladeira se for demorar para usar.

Torta de morango com marshmallow e calda de morango!

Deliciosa torta, cremosa e o marshmallow com calda de chocolate é fantástico.

Bolo BODAS DE OURO.


Esse bolo foi feito para comemorar Bodas de Ouro, ele feito com massa branca e recheio de doce de leite com frutas, é bem clássico, e muito saboroso.

BOLO VERDE DE LIMÃO




Este bolo é maravilhoso, eu comi esse bolo a um tempo atrás na casa de uma amiga, e fiquei curiosa para saber como era feito, então descobri essa receita que quero dividir com vocês.
Eu fiz esse bolo no sítio, no fogão à lenha e ficou nota 10. Experimentem vocês vão adorar.

Para a massa:
1 xíc de óleo
3 ovos
1 copo de iogurte natural desnatado
1 pacotinho de gelatina sabor limão
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pacote de massa de pronta para bolo sabor limão
Modo de preparo:
No liquidificador bata o óleo, os ovos, e o iogurte. Depois de batido misture os outros ingredientes secos. É importante liquidificar bem.
Em uma assadeira untada e enfarinhada coloque a massa já batida e leve ao fogo médio pré-aquecido por 30 minutos ou até que o palito saia limpo.
Espere esfriar e coleque a cobertura.

COBERTURA
1 lata de leite condensado
suco de 1 limão

Misture bem, e espalhe sobre o bolo.

Não deixem de aproveitar, esse bolo é sensacional.

Construcão da Fernão Dias 15-5-58

Como havia prometido estou colocando as fotos da Campanha, antigas e recentes.
ATERRO DO VIADUTO DE CAMPANHA-
BR-55.Rodovia Fernão Dias. 15-5-58

sábado, 16 de julho de 2011

CAMPANHA MG- NOSSA CULTURA E CULINÁRIA-

  A CIDADE SULMINEIRA  DE  CAMPANHA, a mais antiga do Sul de Minas e a décima terceira mais velha da região. Foi descoberta  por Cipriano José da Rocha, nas suas buscas por ouro em nossa região, e desde então grande foram suas mudancas.
  Terra de filhos ilustres como Vital Brazil Mineiro da Campanha, médico conhecido mundialmente principalmente por sua descoberta, o soro antiofídico para mordeduras de cobras, Maria Martins, também conhecida pelo o mundo inteiro por suas obras de arte, entre muitos outros.
 Aqui se encontra o Musel Regional do Sul de Minas, Sede do Bispado, Colégio de Sion (Francês), uma das maiores catedrais do Brasil, com esculturas talhadas a ouro, e com obras feitas por aleijadinho.
 Existiu aqui uma fábrica de vinho, que grandes foram os  prêmios conquistados, como em Paris que ganhou em primeiro lugar por sua qualidade. Nossos vinhos eram consumidos por D. Pedro II, E também de cerveja que grande sucesso obteve, ambas foram adminstras por Adolpho Lion Teixeira.
 Ilustres visitantes e moradores como Euclides da Cunha que escreveu seu livro OS SERTÕES aqui, Barbára Eliodora, Princesa Isabel, Conde D'EU, Vital Brazil, Maria Martins....muitos foram os que estiveram aqui.
 Cidade onde nasceu Padre Victor.
 Venha visitar nossa cidade, conhecer um pouco da história do Sul de Minas e do Brasil,  também fazer um passeio agradável e aconchegante, provar de nossa culinária.
  Espero todos vocês, interessados entrar em contato: taianacosta2010@hotmail.com tel: (35) 9169-1588.
 Vou estar colocando fotos antigas e recentes. Aproveitem , e espero vocês.
Venham provar o sabor da história.